segunda-feira, 26 de outubro de 2009



MATERNIDADE CONTA COM FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA

A maternidade da Santa Casa de misericórdia de Cruz das Almas dispõe, desde julho deste ano, de atendimento fisioterapêutico para pacientes do SUS que se encontram no pré e pós-parto.

O atendimento no pré-parto tem como objetivo minimizar as tensões, dores e desconfortos ocasionados pelo trabalho de parto, auxiliar no posicionamento da parturiente, contribuir para que ela se torne um elemento ativo no processo de parto, facilitando o trabalho e diminuindo os riscos para o bebê e para a mãe.

No pós-parto imediato, a fisioterapia diminui as dores, os desconfortos e os medos de realizar as atividades da vida diária (AVD), orientando posturas, o uso adequado de acessórios como o soutien, calcinhas e cintas, posicionamento na amamentação e utilização dos músculos da região genital, o que evita problemas como incontinência urinária (perda de urina), dispareunia (dor na relação sexual), distopia genital (prolapso genital).

A fisioterapeuta Dra. Quísia Viana, especialista em uroginecologia, explica que “utilizamos exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento, alongamentos, massoterapia, exercícios pélvicos, cinesioterapia, auxílio em posicionamentos, estímulo a contração abdominal, orientações posturais para realização de AVD, tudo para promover um parto mais seguro e tranqüilo, assim como uma recuperação mais rápida e satisfatória”.

Para a mamãe Andréa Carvalho (34), “a fisioterapia me ofereceu muita segurança, pois eu tinha medo. A dor também diminui bastante. Agora vou continuar os exercícios em casa”. Vânia Reis (29) também ressalta a segurança passada após os exercícios. “Com a fisioterapia eu me senti melhor, fica muito mais fácil realizar os movimentos”.

Pioneira na oferta desse serviço, a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas é a maior da região, realizando mensalmente cerca de 140 partos, e foi recentemente ampliada com a inauguração de mais 10 leitos no dia do seu aniversário, no último dia 25 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário