IRMANDADE JÁ SE REUNIU CINCO VEZES EM 2009
Decisões importantes para o andamento da administração da Santa Casa são compartilhadas com os Irmãos
A irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas já se reuniu em Assembléia cinco vezes no ano de 2009. Além da posse da nova Mesa Diretora, em 05 de janeiro, houve mais duas reuniões ordinárias e duas extraordinárias.
Seguindo o Estatuto, a provedoria convocou Assembléia Geral Ordinária para apreciação das contas do segundo semestre de 2008, que necessitou de outra convocação por pedido de esclarecimentos por parte do Conselho Fiscal. Os encontros foram realizados nos dias 17 de março e 23 de abril.
A primeira reunião extraordinária, no dia 14 de abril, foi convocada para apresentar um balanço dos 100 dias da nova administração e solicitar alteração do valor da anuidade da irmandade e forma de pagamento. A Mesa Diretora já está negociando com a Caixa para que este pagamento seja realizado via boleto bancário e depositado numa conta exclusiva, possibilitando aos irmãos saberem o que exatamente está sendo feito com esta receita.
Na noite de ontem (09/06), a Mesa Diretora apresentou a prestação parcial das contas do primeiro trimestre de 2009. Para o provedor, Otávio Almeida, “uma das nossas promessas era fazer essa prestação de contas o mais rápido e transparente possível. Quanto mais informação nós passarmos, os irmãos terão mais interesse em colaborar”, afirmou.
Ainda nesse encontro, a Mesa Diretora solicitou à Assembléia autorização para a tomada de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, que possibilitará quitar as dívidas que a Santa Casa possui e que são um entrave para a realização de novos investimentos.
Para o Gerente Administrativo, Luque Damasceno, “Os cheques devolvidos, títulos protestados, dívidas trabalhistas e a falta das certidões negativas junto ao INSS e a Receita Federal impossibilita que procuremos fornecedores mais baratos, reativação dos planos de saúde, recursos vindos do Governo do Estado – como o programa ‘Sua Nota é Um Show’ – ou do Governo Federal, que têm como princípio que a Entidade esteja em dia com suas obrigações junto a estes órgãos”, argumentou.
Para o provedor “é muito mais fácil você dever a apenas um órgão (CEF) do que dever a vários e ter que correr atrás”. Otávio lembrou também que desde que assumiu, em janeiro deste ano, vem negociando as dívidas com alguns fornecedores, que inclusive já liberaram compras para a Santa Casa, porém segundo ele “podemos economizar muito mais se estivermos com o nome limpo e, com as certidões negativas, iremos em busca de novas receitas”, concluiu.
Após uma ampla discussão sobre o valor, o número de parcelas e a real necessidade desse empréstimo, os irmãos aprovaram a solicitação (34 votos a favor e 2 abstenções). Dra. Rita Damasceno, pediatra e membro da irmandade, afirmou que “quem trabalha aqui sabe que a situação tem que ser resolvida com urgência. Temos que buscar soluções para agora”.
A Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas foi fundada em 25 de julho de 1938 e hoje conta com aproximadamente 90 irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário